Informativo

Tendências dos ISPs

23 Mar
A onda dos multisserviços
Agregar produtos e serviços a solução primária é o diferencial e a nova onda de Multisserviços “COMBOS”.

Se olhar ao redor, você verá que, as grandes operadoras de telecomunicações estão cada vez mais posicionadas nos Multisserviços “COMBOS”, e se você olhar novamente, verá que alguns ISPs iniciam, mesmo que timidamente, ofertas de Multisserviços. As empresas de Telecomunicações estão se dando conta que devem operar como empresas de VAREJO e ofertar, cada vez mais, produtos e serviços que encantem seus assinantes.

Sou sabedor que os ISPs estão com seus investimentos focados em infraestrutura, principalmente em fibra ótica que é a onda do momento. Os ISPs estão focados em ofertar internet de alta capacidade (10Mb, 30Mb, 50Mb, …), porém em 2/3/5 anos o assinante terá diversos operadores batendo em sua porta ofertando a mesma coisa e neste caso o diferencial será somente o preço. Hoje a oferta de acesso a internet possui uma boa margem, porém meu conselho é que os ISPs devem investir AGORA em multisserviços, devem começar a pensar na oferta de e-mails, sítios, domínios, Voz, TV, Wi-Fi, Câmeras, Internet Segura, Anti-Vírus, Anti-Spam, Cloud, Ensino a Distância, etc.

Tenho a experiência do varejo/assinantes pela Bitcom e a experiência de atacado/provedor com o Pligg e POSSO AFIRMAR que a oferta de multisserviços aumenta o Ticket Médio, a fidelização, o relacionamento, a facilidade e principalmente o RESULTADO do negócio. Possuo um Provedor www.bitcom.psi.br e ofereço multisserviços e possuo uma empresa de Telefonia IP www.pligg.com.br que desenvolve solução de Voz para ISPs.

Respeito os companheiros que atuam e possuem foco exclusivo em PST – Provedor de Serviços de Telecomunicações, porém devemos lembrar que um provedor de internet adiciona valor aos serviços de telecomunicações. INTERNET é SVA – Serviço de Valor Adicionado conforme a LGT em seu artigo 61 deixa evidenciado. Por possuir um provedor das antigas (20 Anos), sou defensor do SVA – Serviço de Valor Adicionado e estimulo que um PSI – Provedor de Serviço de Internet deve ofertar múltiplos serviços em INTERNET. O ISP moderno deve ofertar Telecom/Acesso e Internet/Multisserviços.

Perguntas constantes que ouço dos ISPs são: Quais são as ofertas de soluções agregadas que o mercado oferece? Vale a pena? É lucrativo?

Muitas empresas possuem ofertas para agregar valor à internet, visualizo diversas soluções sendo oferecidas nas feiras e eventos de ISPs, outra sugestão, que eu aconselho, é começar a participar de eventos de TI. Em relação a lucratividade posso afirmar que sim! Temos que entender que o negócio primário de um provedor é Banda Larga (SCM) + Internet (SVA), e, neste caso, somos como uma Fábrica, ou seja, temos uma boa margem, pois temos a expertise do produto/serviço. Quando não somos fabricantes de produtos/serviços devemos entender que a margem não será igual, mas sempre que agregamos estamos aumentando o resultado do negócio. O maior exemplo que dou é os Postos Ipiranga, o negócio primário é a gasolina, mas os agregados são os diferencias, basta você pensar se você ainda abastece naqueles postos de gasolina de antigamente.

A terceira onda da Internet chegou, a IoT – Internet das Coisas já é realidade, as gigantes Google, Apple e Microsoft já estão com ações fortes. Não podemos ficar fora desta grande oportunidade. Convido os Provedores Brasileiros a iniciarem a ofertar multisserviços.